MÚSICA

 

LICENCIATURA EM MÚSICA

 

Dados Gerais do Curso

Unidade Organizacional: Coordenação do Curso de Licenciatura em Música

Denominação do Curso: Licenciatura em Música

Tipo: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Total de Vagas e Entradas: 30 vagas anuais.

Turno: Noturno

30 vagas para o turno noturno, distribuídas nas seguintes áreas

Prática Musical

Instrumento

Canto (03 vagas)

Composição (08 vagas)

Regência (12 vagas)

Piano (04 vagas)

Violão (03 vagas)

Carga Horária Total: 3.280 h/a

Tempo de Integralização:

Curso Noturno e Sábado (manhã)

Mínimo: 4 anos

Máximo: 6 anos

 

Diferenciais

  • Atuação em espaços não escolares de ensino de música: igrejas, ONG’s, projetos sociais, entre outros.
  • Habilidade musical em práticas interpretativas (piano, canto, regência ou violão) ou práticas composicionais.

 

OBJETIVOS

Geral

Formar professores de música aptos em práticas interpretativas ou práticas composicionais para atuarem na educação básica e suas modalidades, em escolas especializadas de música e em espaços não escolares de ensino de música.

Específicos

  • Formar professores para atuarem no ensino, planejamento, gestão educacional e escolar, bem como gestão da música em espaços escolares e não escolares.
  • Viabilizar o conhecimento dos fundamentos da música, de sua história e de suas manifestações nas diversas culturas.
  • Desenvolver competências musicais, pedagógicas, tecnológicas, sociais, políticas e atitudinais inerentes à formação do professor.
  • Dispor o conhecimento educacional e musical a serviço da construção da autonomia e da cidadania de seus alunos, bem como fomentar o comportamento ético em seu meio de atuação.
  • Desenvolver a pesquisa em música, contribuindo para a construção de conhecimentos no fazer, aprender, apreciar e ensinar música.
  • Desenvolver habilidades específicas contempladas na formação do professor de música, por meio das práticas interpretativas ou práticas composicionais.
  • Fomentar o estudo e compreensão das Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
  • Contribuir para o atendimento das demandas e das necessidades profissionais relacionadas ao ensino de música na região.
    •  

     

    PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

    Ao concluir o curso, o licenciado formado pela futura Faculdade STBNB deverá estar apto para:

    • Ensinar música em contextos variados de educação a partir da compreensão da instituição educativa como organização complexa, promotora da educação na cidadania e para a cidadania;
    • Dominar conteúdos pedagógicos e musicais, bem como abordagens teórico-metodológicas do ensino destes de maneira interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, utilizando-se também de tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
    • Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica partindo de uma concepção ampla e contextualizada do ensino e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
    • Atuar com ética cristã e compromisso visando à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária, bem como respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
    • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educacional, a família e a comunidade;
    • Contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
    • Atuar na gestão de processos educativos, na organização e na gestão de instituições de educação básica, na gestão da música e na produção musical, como manifestação do potencial artístico, em espaços escolares e não escolares, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais e musicais;
    • Participar de grupos musicais como regente de coro, instrumentista ou cantor e outros;
    • Atuar na pesquisa, na análise e na aplicação dos resultados de investigações relacionadas à educação e à música, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, no intuito de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
    • Atuar nas diversas áreas de análise, criação e pesquisa musicais como compositor e arranjador visando à produção, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento.

     

    CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

    Ao concluir o curso, o licenciado deverá estar apto para atuar em:

    • Escolas de Educação Básica: públicas e privadas;
    • Escolas especializadas de música;
    • Espaços não escolares de ensino de música: ONGs, projetos sociais, igrejas, associações, instituições militares, centros comunitários, creches;
    • Gestão educacional e gestão da música em escolas de Educação Básica, escolas especializadas e espaços não escolares de ensino de música;
    • Organizações públicas, privadas ou religiosas como intérprete, acompanhante, educador musical, regente, compositor/arranjador, preparador vocal ou integrante de grupos musicais.

     

    GRUPOS MUSICAIS

    Coro Sinfônico

    O Coro Sinfônico é o mais antigo grupo coral da instituição, celebrando, em 2017, seus 55 anos de atividade ininterrupta. É reconhecido por seu elevado valor artístico no Recife e região metropolitana, no estado de Pernambuco, em diversas regiões do país e até internacionalmente. O grupo é constituído por estudantes, professores e egressos do STBNB, bem como por pessoas da comunidade.

    Um dos objetivos principais do Coro Sinfônico é a divulgação da música coral de alta qualidade, a evolução musical dos alunos e a divulgação das atividades artísticas do STBNB. O Coro cumpre um programa que se destina a descobrir e apresentar novas composições sacras, assim como executar obras eruditas, populares e folclóricas do Brasil e de outros países.

    Coro Capela

    O Coro Capela é formado pelos estudantes da disciplina de Canto Coral. O grupo realiza apresentações em audições da instituição, em atividades comunitárias, no Recife e região metropolitana e em outros estados do país.

    Coro Oratório

    O Coro Oratório é formado em ocasiões especiais, pela união dos dois coros anteriormente citados, com vistas à execução de peças corais de grande porte como oratórios, cantatas . paixões, entre outras. Geralmente, o grupo se faz presente em atividades solenes da instituição, em intercâmbios artísticos e culturais com instituições de música na cidade do Recife – Orquestra Sinfônica, Conservatório Pernambucano de Música, entre outros, e com igrejas cristãs.

    Coro Experimental

    O Coro Experimental é formado pelos estudantes do Curso de Extensão em Música e tem como finalidade principal apresentar aos alunos o universo da música coral, fazendo com que muitos tenham a sua primeira experiência com este tipo de música.

     

    GRUPOS INSTRUMENTAIS

    Conjunto de Sinos

    É um grupo formado por estudantes da instituição e membros da comunidade que executam música instrumental erudita e popular para handbells ou handchimes – sinos de mão, um sino projetado para ser tocado com a mão.

    Conjunto de Flautas Doce

    É um grupo formado por estudantes da instituição e membros da comunidade que executam música instrumental erudita e popular para flauta doce (sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo).

     

    CONJUNTOS MUSICAIS

    Conjunto Vida Nova

    É um conjunto organizado com o propósito de executar músicas cristãs em ritmos e estilos brasileiros, com linguagem acessível. É constituído por estudantes da instituição e membros da comunidade.

    Banda

    É um conjunto organizado com o propósito de executar músicas cristãs contemporâneas nacionais e internacionais. É constituído por estudantes da instituição e membros da comunidade.

     

    EVENTOS MUSICAIS LOCAIS E ITINERANTES

    Terça Maior

    É uma atividade de apreciação musical oferecida pela instituição uma vez por mês, às terças-feiras, durante o semestre letivo. Na ocasião, se apresentam grupos instrumentais, orquestras, corais, quintetos, solistas, dentre outras formações musicais; são apresentadas palestras e debates sobre música, visando à formação de plateia em música e a discussão de temas relevantes para a formação do estudante. Do projeto participam professores e alunos da própria instituição, convidados de outros países, e, principalmente, convidados de instituições locais, tais como: Departamento de Música da UFPE, Conservatório Pernambucano de Música, Centro de Educação Musical de Olinda, Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, entre outros.

    Sinfônico nas Igrejas

    É um projeto itinerante que existe desde 1995 e que consiste em separar uma semana do mês de maio e em dias alternados do segundo semestre para apresentações diárias, cada dia em uma igreja diferente. As igrejas que recebem o Coro Sinfônico são, na sua maioria, igrejas evangélicas do Grande Recife. No entanto, o Coro tem se deslocado frequentemente para outras cidades do interior e até de outros estados também. A apresentação dura, em geral, 80 minutos e é constituída principalmente de músicas corais. Eventualmente alguns dos estudantes de música apresentam números solo.

    CINMUT – Conferência Interdisciplinar de Música e Teologia

    É um evento bienal, iniciado em 2013, relacionado aos cursos de Música e Teologia. Na ocasião, são conferencistas de renome nacional ou internacional nestas duas áreas do conhecimento, que são os preletores oficiais do evento. Além disso, são realizadas palestras, minicursos, debates com o intuito de discutir temáticas comuns aos dois cursos. O evento é aberto a pesquisadores, estudantes e sociedade em geral.

    Semana da Música

    É uma atividade do curso de Música que ocorre em novembro, mês em que se comemora o dia da música. Na ocasião são realizados recitais, concertos, minicursos, entre outros – atividades que envolvem professores, estudantes e funcionários da instituição e que também conta com a participação de músicos e estudantes de outras instituições de ensino de música, da localidade e até de fora do estado, além da participação da comunidade externa.

     

    ACERVO FONOGRÁFICO

    O Acervo Fonográfico da Faculdade STBNB é composto por CD’s, LP’s e K-7, disponibilizados aos estudantes e professores por meio da Biblioteca do STBNB para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em Música. O acervo contempla os mais variados estilos e períodos da história da música, incluindo a música brasileira e música sacra.

     

    ACERVO DE PARTITURAS

    O Acervo de Partituras será pela Biblioteca do STBNB a partir do último ano de vigência do PDI da futura Faculdade STBNB. Esse acervo objetivará ampliar a oferta de partituras musicais para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em Música.

     

    ESTRUTURA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM MÚSICA – Faculdade STBNB

    LICENCIATURA EM MÚSICA

    PRIMEIRO ANO

    Primeiro Semestre

    Segundo Semestre

    Componente Curricular

    CH

    Componente Curricular

    CH

    Educação, Cultura e Sociedade

    60

    Políticas Educacionais, Organização e

    Funcionamento da Educação Básica

    60

    Editoração Musical

    30

    Teoria e Prática de Regência 1

    30

    Percepção Musical 1

    60

    Percepção Musical 2

    60

    Técnica Vocal 1

    30

    Técnica Vocal 2

    30

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 1

    50

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 2

    50

    Leitura e Produção de Texto Acadêmico

    60

    Harmonia Tradicional 1

    60

    Instrumento Complementar 1

    30

    Instrumento Complementar 2

    30

    Prática Musical 1

    30

    Prática Musical 2

    30

    TOTAL SEMESTRAL

    350

    TOTAL SEMESTRAL

    350

     

    SEGUNDO ANO

    Terceiro Semestre

    Quarto Semestre

    Componente Curricular

    CH

    Componente Curricular

    CH

    Psicologia da Educação 1

    60

    Psicologia da Educação 2

    30

    Teoria e Prática de Regência 2

    30

    História da Música Ocidental 1

    30

    Percepção Musical 3

    60

    Percepção Musical 4

    60

    Canto Coral 1

    30

    Canto Coral 2

    30

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 3

    50

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 4

    50

    Harmonia Tradicional 2

    30

    Neuroaprendizagem e Música

    30

    Instrumento Complementar 3

    30

    Instrumento Complementar 4

    30

    Instrumentação

    30

    Harmonia Tradicional 3

    30

    Prática Musical 3

    30

    Prática Musical 4

    30

     

     

    Optativa

    30

    TOTAL SEMESTRAL

    350

    TOTAL SEMESTRAL

    350

     

    TERCEIRO ANO

    Quinto Semestre

    Sexto Semestre

    Componente Curricular

    CH

    Componente Curricular

    CH

    Didática

    60

    Metodologia do Ensino da Música 1

    60

    Estágio Curricular Supervisionado 1

    100

    Estágio Curricular Supervisionado 2

    100

    História da Música Ocidental 2

    30

    História da Música Brasileira

    30

    Canto Coral 3

    30

    Canto Coral 4

    30

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 5

    50

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 6

    50

    Contraponto

    30

    Iniciação à Pesquisa em Música

    30

    Metodologia Científica

    60

    Língua Brasileira de Sinais

    60

    Harmonia Tradicional 4

    30

    Introdução ao Processamento de Áudio

    30

    Prática Musical 5

    30

    Prática Musical 6

    30

    TOTAL SEMESTRAL

    420

    TOTAL SEMESTRAL

    420

     

    QUARTO ANO

    Sétimo Semestre

    Oitavo Semestre

    Componente Curricular

    CH

    Componente Curricular

    CH

    Metodologia do Ensino da Música 2

    60

    Avaliação da Aprendizagem

    60

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 7

    50

    Pesquisa e Prática Profissional de Música 8

    60

    Estágio Curricular Supervisionado 3

    100

    Estágio Curricular Supervisionado 4

    100

    Gestão Educacional e Gestão Escolar

    60

    Gestão da Música em Espaços Não

    Escolares

    30

    História da Música Popular Brasileira

    30

    Introdução à Produção Musical

    30

    Estética e Análise Musical 1

    60

    Estética e Análise Musical 2

    60

    Introdução à Tecnologia Musical

    30

    Educação Musical Inclusiva

    60

    Prática Musical 7

    30

    Prática Musical 8

    30

    TOTAL SEMESTRAL

    420

    TOTAL SEMESTRAL

    420

     

     

    CARGA HORÁRIA DO CURSO COM ESTÁGIO E PPPM

    ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS

    CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

    3.080

    200

    3.280

     

    INSTRUMENTO COMPLEMENTAR

    Período

    Componente Curricular

    CH

    Componente Curricular

    CH

    1

    Instrumento Complementar 1

     

     

     

    Piano

    30

    Instrumento Complementar 1

     

     

     

    Violão

    30

    2

    Instrumento Complementar 2

    30

    Instrumento Complementar 2

    30

    3

    Instrumento Complementar 3

    30

    Instrumento Complementar 3

    30

    4

    Instrumento Complementar 4

    30

    Instrumento Complementar 4

    30

     

    Período

    Componente Curricular

    CH

    1

    Instrumento Complementar 1

     

     

    Flauta

    Doce

    30

    2

    Instrumento Complementar 2

    30

    3

    Instrumento Complementar 3

    30

    4

    Instrumento Complementar 4

    30

     

    PRÁTICA MUSICAL – CANTO

    Período

    Componente Curricular

    CH

    1

    Introdução à Prática Vocal 1

    30

    2

    Introdução à Prática Vocal 2

    30

    3

    Pedagogia e Prática Vocal 1

    30

    4

    Pedagogia e Prática Vocal 2

    30

    5

    Pedagogia e Prática Vocal 3

    30

    6

    Pedagogia e Prática Vocal 4

    30

    7

    Pedagogia e Prática Vocal 5

    30

    8

    Pedagogia e Prática Vocal 6

    30

     

    INSTRUMENTO – PIANO

    INSTRUMENTO – VIOLÃO

    Período

    Componente Curricular

    CH

    Componente Curricular

    CH

    1

    Introdução à Prática Instrumental 1

    30

    Introdução à Prática Instrumental 1

    30

    2

    Introdução à Prática Instrumental 2

    30

    Introdução à Prática Instrumental 2

    30

    3

    Pedagogia e Prática Instrumental 1

    30

    Pedagogia e Prática Instrumental 1

    30

    4

    Pedagogia e Prática Instrumental 2

    30

    Pedagogia e Prática Instrumental 2

    30

    5

    Pedagogia e Prática Instrumental 3

    30

    Pedagogia e Prática Instrumental 3

    30

    6

    Pedagogia e Prática Instrumental 4

    30

    Pedagogia e Prática Instrumental 4

    30

    7

    Pedagogia e Prática Instrumental 5

    30

    Pedagogia e Prática Instrumental 5

    30

    8

    Pedagogia e Prática Instrumental 6

    30

    Pedagogia e Prática Instrumental 6

    30

     

    COMPOSIÇÃO

    Período

    Componente Curricular

    CH

    1

    Teoria e Prática de Composição Musical 1

    30

    2

    Teoria e Prática de Composição Musical 2

    30

    3

    Teoria e Prática de Composição Musical 3

    30

    4

    Teoria e Prática de Composição Musical 4

    30

    5

    Teoria e Prática de Composição Musical 5

    30

    6

    Teoria e Prática de Composição Musical 6

    30

    7

    Teoria e Prática de Composição Musical 7

    30

    8

    Teoria e Prática de Composição Musical 8

    30

     

    OPTATIVAS – COMPOSIÇÃO

    Período

    Componente Curricular

    CH

    4

    Inglês Instrumental

    30

    4

    Tradições Populares do Nordeste

    30

    4

    O Ministério de Música entre os Batistas Brasileiros

    30

    4

    Empreendedorismo

    30

    4

    Tópicos em Música e Religião

    30

    Total: 3.280 h/a

    Incluindo Pesquisa e Prática Profissional, Estágio Curricular Supervisionado, e atividades teórico-práticas.

    As 200 horas de atividades teórico-práticas poderão ser computadas por meio de: estágio não curricular, iniciação científica, iniciação à docência, pesquisa, extensão, participação em cursos, seminários, simpósios, congressos, conferências e palestras, bem como participação em grupos musicais e produção de eventos musicais de relevante interesse para a formação do licenciando, entre outros. Esses estudos apresentam uma pontuação, em horas, de acordo com o regulamento das atividades complementares da futura IES.

    REGÊNCIA

    Período

    Componente Curricular

    CH

    1

    Seminário Temático de Regência 1

    30

    2

    Seminário Temático de Regência 2

    30

    3

    Literatura Coral

    30

    4

    Teoria e Prática de Regência 3

    30

    5

    Teoria e Prática de Regência 4

    30

    6

    Teoria e Prática de Regência 5

    30

    7

    Teoria e Prática de Regência 6

    30

    8

    Teoria e Prática de Regência 7

    30

     

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