LICENCIATURA EM MÚSICA
Dados Gerais do Curso
Unidade Organizacional: Coordenação do Curso de Licenciatura em Música
Denominação do Curso: Licenciatura em Música
Tipo: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Total de Vagas e Entradas: 30 vagas anuais.
Turno: Noturno
30 vagas para o turno noturno, distribuídas nas seguintes áreas |
|
Prática Musical |
Instrumento |
Canto (03 vagas) Composição (08 vagas) Regência (12 vagas) |
Piano (04 vagas) Violão (03 vagas) |
Carga Horária Total: 3.280 h/a |
|
Tempo de Integralização: Curso Noturno e Sábado (manhã) |
|
Mínimo: 4 anos |
Máximo: 6 anos |
Diferenciais
OBJETIVOS
Geral
Formar professores de música aptos em práticas interpretativas ou práticas composicionais para atuarem na educação básica e suas modalidades, em escolas especializadas de música e em espaços não escolares de ensino de música.
Específicos
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Ao concluir o curso, o licenciado formado pela futura Faculdade STBNB deverá estar apto para:
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Ao concluir o curso, o licenciado deverá estar apto para atuar em:
GRUPOS MUSICAIS
Coro Sinfônico
O Coro Sinfônico é o mais antigo grupo coral da instituição, celebrando, em 2017, seus 55 anos de atividade ininterrupta. É reconhecido por seu elevado valor artístico no Recife e região metropolitana, no estado de Pernambuco, em diversas regiões do país e até internacionalmente. O grupo é constituído por estudantes, professores e egressos do STBNB, bem como por pessoas da comunidade.
Um dos objetivos principais do Coro Sinfônico é a divulgação da música coral de alta qualidade, a evolução musical dos alunos e a divulgação das atividades artísticas do STBNB. O Coro cumpre um programa que se destina a descobrir e apresentar novas composições sacras, assim como executar obras eruditas, populares e folclóricas do Brasil e de outros países.
Coro Capela
O Coro Capela é formado pelos estudantes da disciplina de Canto Coral. O grupo realiza apresentações em audições da instituição, em atividades comunitárias, no Recife e região metropolitana e em outros estados do país.
Coro Oratório
O Coro Oratório é formado em ocasiões especiais, pela união dos dois coros anteriormente citados, com vistas à execução de peças corais de grande porte como oratórios, cantatas . paixões, entre outras. Geralmente, o grupo se faz presente em atividades solenes da instituição, em intercâmbios artísticos e culturais com instituições de música na cidade do Recife – Orquestra Sinfônica, Conservatório Pernambucano de Música, entre outros, e com igrejas cristãs.
Coro Experimental
O Coro Experimental é formado pelos estudantes do Curso de Extensão em Música e tem como finalidade principal apresentar aos alunos o universo da música coral, fazendo com que muitos tenham a sua primeira experiência com este tipo de música.
GRUPOS INSTRUMENTAIS
Conjunto de Sinos
É um grupo formado por estudantes da instituição e membros da comunidade que executam música instrumental erudita e popular para handbells ou handchimes – sinos de mão, um sino projetado para ser tocado com a mão.
Conjunto de Flautas Doce
É um grupo formado por estudantes da instituição e membros da comunidade que executam música instrumental erudita e popular para flauta doce (sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo).
CONJUNTOS MUSICAIS
Conjunto Vida Nova
É um conjunto organizado com o propósito de executar músicas cristãs em ritmos e estilos brasileiros, com linguagem acessível. É constituído por estudantes da instituição e membros da comunidade.
Banda
É um conjunto organizado com o propósito de executar músicas cristãs contemporâneas nacionais e internacionais. É constituído por estudantes da instituição e membros da comunidade.
EVENTOS MUSICAIS LOCAIS E ITINERANTES
Terça Maior
É uma atividade de apreciação musical oferecida pela instituição uma vez por mês, às terças-feiras, durante o semestre letivo. Na ocasião, se apresentam grupos instrumentais, orquestras, corais, quintetos, solistas, dentre outras formações musicais; são apresentadas palestras e debates sobre música, visando à formação de plateia em música e a discussão de temas relevantes para a formação do estudante. Do projeto participam professores e alunos da própria instituição, convidados de outros países, e, principalmente, convidados de instituições locais, tais como: Departamento de Música da UFPE, Conservatório Pernambucano de Música, Centro de Educação Musical de Olinda, Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, entre outros.
Sinfônico nas Igrejas
É um projeto itinerante que existe desde 1995 e que consiste em separar uma semana do mês de maio e em dias alternados do segundo semestre para apresentações diárias, cada dia em uma igreja diferente. As igrejas que recebem o Coro Sinfônico são, na sua maioria, igrejas evangélicas do Grande Recife. No entanto, o Coro tem se deslocado frequentemente para outras cidades do interior e até de outros estados também. A apresentação dura, em geral, 80 minutos e é constituída principalmente de músicas corais. Eventualmente alguns dos estudantes de música apresentam números solo.
CINMUT – Conferência Interdisciplinar de Música e Teologia
É um evento bienal, iniciado em 2013, relacionado aos cursos de Música e Teologia. Na ocasião, são conferencistas de renome nacional ou internacional nestas duas áreas do conhecimento, que são os preletores oficiais do evento. Além disso, são realizadas palestras, minicursos, debates com o intuito de discutir temáticas comuns aos dois cursos. O evento é aberto a pesquisadores, estudantes e sociedade em geral.
Semana da Música
É uma atividade do curso de Música que ocorre em novembro, mês em que se comemora o dia da música. Na ocasião são realizados recitais, concertos, minicursos, entre outros – atividades que envolvem professores, estudantes e funcionários da instituição e que também conta com a participação de músicos e estudantes de outras instituições de ensino de música, da localidade e até de fora do estado, além da participação da comunidade externa.
ACERVO FONOGRÁFICO
O Acervo Fonográfico da Faculdade STBNB é composto por CD’s, LP’s e K-7, disponibilizados aos estudantes e professores por meio da Biblioteca do STBNB para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em Música. O acervo contempla os mais variados estilos e períodos da história da música, incluindo a música brasileira e música sacra.
ACERVO DE PARTITURAS
O Acervo de Partituras será pela Biblioteca do STBNB a partir do último ano de vigência do PDI da futura Faculdade STBNB. Esse acervo objetivará ampliar a oferta de partituras musicais para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em Música.
ESTRUTURA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM MÚSICA – Faculdade STBNB
LICENCIATURA EM MÚSICA
PRIMEIRO ANO |
|||
Primeiro Semestre |
Segundo Semestre |
||
Componente Curricular |
CH |
Componente Curricular |
CH |
Educação, Cultura e Sociedade |
60 |
Políticas Educacionais, Organização e Funcionamento da Educação Básica |
60 |
Editoração Musical |
30 |
Teoria e Prática de Regência 1 |
30 |
Percepção Musical 1 |
60 |
Percepção Musical 2 |
60 |
Técnica Vocal 1 |
30 |
Técnica Vocal 2 |
30 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 1 |
50 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 2 |
50 |
Leitura e Produção de Texto Acadêmico |
60 |
Harmonia Tradicional 1 |
60 |
Instrumento Complementar 1 |
30 |
Instrumento Complementar 2 |
30 |
Prática Musical 1 |
30 |
Prática Musical 2 |
30 |
TOTAL SEMESTRAL |
350 |
TOTAL SEMESTRAL |
350 |
SEGUNDO ANO |
|||
Terceiro Semestre |
Quarto Semestre |
||
Componente Curricular |
CH |
Componente Curricular |
CH |
Psicologia da Educação 1 |
60 |
Psicologia da Educação 2 |
30 |
Teoria e Prática de Regência 2 |
30 |
História da Música Ocidental 1 |
30 |
Percepção Musical 3 |
60 |
Percepção Musical 4 |
60 |
Canto Coral 1 |
30 |
Canto Coral 2 |
30 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 3 |
50 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 4 |
50 |
Harmonia Tradicional 2 |
30 |
Neuroaprendizagem e Música |
30 |
Instrumento Complementar 3 |
30 |
Instrumento Complementar 4 |
30 |
Instrumentação |
30 |
Harmonia Tradicional 3 |
30 |
Prática Musical 3 |
30 |
Prática Musical 4 |
30 |
|
|
Optativa |
30 |
TOTAL SEMESTRAL |
350 |
TOTAL SEMESTRAL |
350 |
TERCEIRO ANO |
|||
Quinto Semestre |
Sexto Semestre |
||
Componente Curricular |
CH |
Componente Curricular |
CH |
Didática |
60 |
Metodologia do Ensino da Música 1 |
60 |
Estágio Curricular Supervisionado 1 |
100 |
Estágio Curricular Supervisionado 2 |
100 |
História da Música Ocidental 2 |
30 |
História da Música Brasileira |
30 |
Canto Coral 3 |
30 |
Canto Coral 4 |
30 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 5 |
50 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 6 |
50 |
Contraponto |
30 |
Iniciação à Pesquisa em Música |
30 |
Metodologia Científica |
60 |
Língua Brasileira de Sinais |
60 |
Harmonia Tradicional 4 |
30 |
Introdução ao Processamento de Áudio |
30 |
Prática Musical 5 |
30 |
Prática Musical 6 |
30 |
TOTAL SEMESTRAL |
420 |
TOTAL SEMESTRAL |
420 |
QUARTO ANO |
|||
Sétimo Semestre |
Oitavo Semestre |
||
Componente Curricular |
CH |
Componente Curricular |
CH |
Metodologia do Ensino da Música 2 |
60 |
Avaliação da Aprendizagem |
60 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 7 |
50 |
Pesquisa e Prática Profissional de Música 8 |
60 |
Estágio Curricular Supervisionado 3 |
100 |
Estágio Curricular Supervisionado 4 |
100 |
Gestão Educacional e Gestão Escolar |
60 |
Gestão da Música em Espaços Não Escolares |
30 |
História da Música Popular Brasileira |
30 |
Introdução à Produção Musical |
30 |
Estética e Análise Musical 1 |
60 |
Estética e Análise Musical 2 |
60 |
Introdução à Tecnologia Musical |
30 |
Educação Musical Inclusiva |
60 |
Prática Musical 7 |
30 |
Prática Musical 8 |
30 |
TOTAL SEMESTRAL |
420 |
TOTAL SEMESTRAL |
420 |
CARGA HORÁRIA DO CURSO COM ESTÁGIO E PPPM ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
3.080 200 3.280 |
INSTRUMENTO COMPLEMENTAR |
||||||
Período |
Componente Curricular |
CH |
Componente Curricular |
CH |
||
1 |
Instrumento Complementar 1 |
Piano |
30 |
Instrumento Complementar 1 |
Violão |
30 |
2 |
Instrumento Complementar 2 |
30 |
Instrumento Complementar 2 |
30 |
||
3 |
Instrumento Complementar 3 |
30 |
Instrumento Complementar 3 |
30 |
||
4 |
Instrumento Complementar 4 |
30 |
Instrumento Complementar 4 |
30 |
Período |
Componente Curricular |
CH |
|
1 |
Instrumento Complementar 1 |
Flauta Doce |
30 |
2 |
Instrumento Complementar 2 |
30 |
|
3 |
Instrumento Complementar 3 |
30 |
|
4 |
Instrumento Complementar 4 |
30 |
PRÁTICA MUSICAL – CANTO |
||
Período |
Componente Curricular |
CH |
1 |
Introdução à Prática Vocal 1 |
30 |
2 |
Introdução à Prática Vocal 2 |
30 |
3 |
Pedagogia e Prática Vocal 1 |
30 |
4 |
Pedagogia e Prática Vocal 2 |
30 |
5 |
Pedagogia e Prática Vocal 3 |
30 |
6 |
Pedagogia e Prática Vocal 4 |
30 |
7 |
Pedagogia e Prática Vocal 5 |
30 |
8 |
Pedagogia e Prática Vocal 6 |
30 |
INSTRUMENTO – PIANO |
INSTRUMENTO – VIOLÃO |
|||
Período |
Componente Curricular |
CH |
Componente Curricular |
CH |
1 |
Introdução à Prática Instrumental 1 |
30 |
Introdução à Prática Instrumental 1 |
30 |
2 |
Introdução à Prática Instrumental 2 |
30 |
Introdução à Prática Instrumental 2 |
30 |
3 |
Pedagogia e Prática Instrumental 1 |
30 |
Pedagogia e Prática Instrumental 1 |
30 |
4 |
Pedagogia e Prática Instrumental 2 |
30 |
Pedagogia e Prática Instrumental 2 |
30 |
5 |
Pedagogia e Prática Instrumental 3 |
30 |
Pedagogia e Prática Instrumental 3 |
30 |
6 |
Pedagogia e Prática Instrumental 4 |
30 |
Pedagogia e Prática Instrumental 4 |
30 |
7 |
Pedagogia e Prática Instrumental 5 |
30 |
Pedagogia e Prática Instrumental 5 |
30 |
8 |
Pedagogia e Prática Instrumental 6 |
30 |
Pedagogia e Prática Instrumental 6 |
30 |
COMPOSIÇÃO |
||
Período |
Componente Curricular |
CH |
1 |
Teoria e Prática de Composição Musical 1 |
30 |
2 |
Teoria e Prática de Composição Musical 2 |
30 |
3 |
Teoria e Prática de Composição Musical 3 |
30 |
4 |
Teoria e Prática de Composição Musical 4 |
30 |
5 |
Teoria e Prática de Composição Musical 5 |
30 |
6 |
Teoria e Prática de Composição Musical 6 |
30 |
7 |
Teoria e Prática de Composição Musical 7 |
30 |
8 |
Teoria e Prática de Composição Musical 8 |
30 |
OPTATIVAS – COMPOSIÇÃO |
||
Período |
Componente Curricular |
CH |
4 |
Inglês Instrumental |
30 |
4 |
Tradições Populares do Nordeste |
30 |
4 |
O Ministério de Música entre os Batistas Brasileiros |
30 |
4 |
Empreendedorismo |
30 |
4 |
Tópicos em Música e Religião |
30 |
Total: 3.280 h/a Incluindo Pesquisa e Prática Profissional, Estágio Curricular Supervisionado, e atividades teórico-práticas. |
As 200 horas de atividades teórico-práticas poderão ser computadas por meio de: estágio não curricular, iniciação científica, iniciação à docência, pesquisa, extensão, participação em cursos, seminários, simpósios, congressos, conferências e palestras, bem como participação em grupos musicais e produção de eventos musicais de relevante interesse para a formação do licenciando, entre outros. Esses estudos apresentam uma pontuação, em horas, de acordo com o regulamento das atividades complementares da futura IES.
REGÊNCIA |
||
Período |
Componente Curricular |
CH |
1 |
Seminário Temático de Regência 1 |
30 |
2 |
Seminário Temático de Regência 2 |
30 |
3 |
Literatura Coral |
30 |
4 |
Teoria e Prática de Regência 3 |
30 |
5 |
Teoria e Prática de Regência 4 |
30 |
6 |
Teoria e Prática de Regência 5 |
30 |
7 |
Teoria e Prática de Regência 6 |
30 |
8 |
Teoria e Prática de Regência 7 |
30 |
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