CURSO DE TEOLOGIA
Ênfase e Objetivos do Curso
ÊNFASE
Formação bíblico-teológica em diálogo com as ciências humanas e sociais.
OBJETIVOS DO CURSO
GERAL
Formar bacharéis em Teologia, seja para a prática pastoral, seja para uma formação intelectual mais ampla, com conhecimentos bíblico-teológicos, bem como com habilidades técnico-científicas que permitam o diálogo com as ciências humanas e sociais, atendendo os princípios que norteiam a filosofia do ensino superior e as demandas da sociedade.
ESPECÍFICOS
1. Proporcionar uma visão panorâmica das diversas áreas da teologia, bem como das diferentes perspectivas contemporâneas, visando à formação de profissionais preparados para odiálogo com diferentes tradições e diversas correntes de pensamento.
2.Oferecer instrumentos teológicos, hermenêuticos e metodológicos que capacitem o/a teólogo/a no desempenho das atividades da pregação e interpretação dos textos sagrados; na prática do aconselhamento pastoral, incluindo o apoio em situação de crises e catástrofes sociais; na utilização da educação cristã, tendo em vista o processo de desenvolvimento dos membros das comunidades; e na organização e edificação da igreja, no tocante ao cumprimento da missão e exercício dos seus múltiplos ministérios.
3.Desenvolver uma linha criteriosa de pensamento reflexivo, que permita o estudante fazer uma leitura teológica dos problemas humanos a partir do contexto em que o ser humano se acha inserido.
4. Desenvolver de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão como instrumentos propulsores da criação, disseminação e aplicação de conhecimentos teológicos.
5. Promover a interdisciplinaridade objetivando a articulação entre a contextualização histórica e cultural e a interpretação e aplicação das verdades eternas, fundamentados no fato de que disciplinas como filosofia, história, psicologia e sociologia, antropologia e outras ciências sociais, servem como subsídios ao conhecimento da revelação divina e ao preparo do futuro teólogo.
6. Analisar as doutrinas cristãs à luz do contexto brasileiro e latino-americano, considerando a cultura dos povos como um produto humano que deve ser respeitado e preservado desde que não contrarie os ensinamentos da Escritura e os valores disseminados no Reino Deus.
7. Promover a formação da consciência política cidadã, incentivando a consciência ecológica, as conquistas dos direitos humanos e os avanços tecnológicos que concorrem para a melhoria da qualidade de vida.
8.Equipar o estudante com condições de se tornar um agente de transformação social, através do testemunho e práticas cristãs pelo agir moral e ético, comprometido com a justiça social e capaz de refletir criticamente sobre questões contemporâneas que envolvem o ministério pastoral.
9. Estimular e promover a formação continuada sabendo que ela representa uma ferramenta indispensável para o crescimento e atualização do Corpo Docente.
MATRIZ CURRICULAR
Curso de Bacharelado em Teologia
Primeiro Ano |
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Primeiro Semestre |
Segundo Semestre |
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Componente Curricular |
Carga Horária |
Componente Curricular |
Carga Horária |
Práticas de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa |
60 |
Filosofia Aplicada a Teologia |
60 |
Introdução a Filosofia |
60 |
Introdução a Teologia |
60 |
Introdução a Bíblia |
60 |
Introdução a Sociologia |
60 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
30 |
Antigo Testamento I |
60 |
Introdução a Psicologia |
60 |
Hebraico |
60 |
Panorama Batista |
30 |
Práticas Ministeriais |
30 |
Total de horas do semestre |
300 |
Total de horas do semestre |
330 |
Segundo Ano |
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Terceiro Semestre |
Quarto Semestre |
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Componente Curricular |
Carga Horária |
Componente Curricular |
Carga Horária |
Novo Testamento I |
60 |
Novo Testamento II |
60 |
Hermenêutica Bíblica |
60 |
Homilética |
60 |
Antigo Testamento II |
60 |
Estágio I – Missões |
50 |
História do Cristianismo I |
60 |
História do Cristianismo II |
60 |
Fundamentos de Missiologia |
60 |
Exegese do Antigo Testamento |
60 |
Sociologia da Religião |
30 |
Teologia Bíblica do Antigo Testamento |
60 |
Total de horas do semestre |
330 |
Total de horas do semestre |
350 |
Terceiro Ano |
|||
Quinto Semestre |
Sexto Semestre |
||
Componente Curricular |
Carga Horária |
Componente Curricular |
Carga Horária |
Grego I |
60 |
Grego II |
60 |
Psicologia da Religião |
60 |
Teologia Sistemática II |
60 |
Filosofia da Religião |
60 |
Exegese do Novo Testamento |
60 |
Teologia Sistemática I |
60 |
Aconselhamento Pastoral |
60 |
Teologia Bíblica do Novo Testamento |
60 |
Estágio III – Serviço Social Cristão |
50 |
Estágio II – Educação Religiosa |
50 |
TCC I – Projeto de Pesquisa |
50 |
Total de horas do semestre |
350 |
Total de horas do semestre |
340 |
Quarto Ano |
|||
Sétimo Semestre |
Oitavo Semestre |
||
Componente Curricular |
Carga Horária |
Componente Curricular |
Carga Horária |
História e Princípios Batistas |
60 |
Bioética |
30 |
Teologia Sistemática III |
60 |
Teologia Sistemática IV |
60 |
Administração Eclesiástica |
60 |
Teologia Contemporânea |
60 |
TCC II – Monografia |
50 |
Antropologia e Missões |
30 |
Diálogo Inter-religioso |
30 |
Protestantismo Brasileiro |
60 |
Ética Cristã |
30 |
Direitos Humanos |
60 |
Estágio IV – Aconselhamento Pastoral |
50 |
Optativa |
30 |
Optativa |
30 |
|
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Total de horas do semestre |
370 |
Total de horas do semestre |
330 |
Perfil do Egresso
Considerando o disposto no RT 205 da Constituição da República Federativa do Brasil, em que se prevê como objetivo da Educação o pleno desenvolvimento da pessoa. A convivência cidadã e a qualificação adequada para o trabalho, e o espírito que subjaz ao artigo que subjaz ao Art. 43 da LDB, no que diz respeito à Educação Superior, o curso de Bacharel em Teologia da Faculdade STBNB tem como objetivo formar pessoas que tenham capacidade de:
1.Compreender os conceitos pertinentes ao campo específico do saber teológico, demonstrando ao mesmo tempo abertura para o diálogo com diferentes tradições e diferentes correntes de pensamento.
2.Integrar várias áreas do conhecimento teológico no desempenho das atividades de interpretação dos textos sagrados, na prática da assistência pastoral e na utilização da educação cristã como instrumento a serviço do desenvolvimento dos membros das comunidades, no apoio em situação de crises e catástrofes sociais, elaborando modelos, analisando questões e interpretando dados em harmonia com o seu objeto de estudo;
3.Desenvolver uma linha criteriosa de pensamento reflexivo, que lhe permita fazer uma leitura teológica do fenômeno humano, considerando as várias dimensões de sua natureza humana, refletindo criticamente sobre sua presença do ser humano no mundo e compreendendo os seus problemas a partir do contexto geral em que se encontra inserido.
4.Desenvolver de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão reconhecendo-os como instrumentos propulsores da criação, disseminação e aplicação de conhecimentos teológicos.
5. Analisar, descrever e explicar os fenômenos religiosos, articulando a religião a outras manifestações culturais, considerando a sua diversidade no processo histórico-social.
6.Promover a interdisciplinaridade, reconhecendo a contribuição de outros ramos do conhecimento, especialmente das ciências sociais como filosofia, história, psicologia, sociologia e antropologia para a compreensão do comportamento religioso do ser humano tanto na esfera individual como nas dimensões histórica e cultural.
7. Fazer reflexão e divulgação de sua compreensão teológica;
8. Desenvolver a transcendência como capacidade humana de ir além dos limites que se experimentam na existência.
9. Analisar as doutrinas cristãs à luz do contexto brasileiro e latino-americano, considerando a cultura dos povos como um produto humano que deve ser respeitado e preservado desde que não contrarie os ensinamentos das Escrituras e os valores disseminados no Reino de Deus.
10. Ter formação teórica e prática que o capacite a exercer presença pública interferindo construtivamente na sociedade na perspectiva de transformação da realidade através do testemunho cristão, expresso no agir moral e ético e no comprometimento com a justiça social.
11. Promover a formação da consciência política cidadã, incentivando a consciência ecológica, as conquistas dos direitos humanos, incluindo os da pessoa deficiente, como também o uso dos recursos tecnológicos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.
12. Assessorar instituições confessionais ou interconfessionais, educacionais assistenciais e promocionais em âmbito teológico, tanto na perspectiva teórica como na prática;
13. Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa dentro das exigências do rigor acadêmico e dos princípios éticos da confessionalidade;
14. Ter hábito pessoal de leitura, disciplina de estudo e motivação para prosseguir em sua formação teológica, na perspectiva da formação continuada, sabendo que ela representa uma ferramenta indispensável para o crescimento e atualização do docente.
15. Participar de conselhos e comitês interdisciplinares, como os comitês Ambientais e de Bioética, Ética em Pesquisa e Juntas de Conciliação, a partir de uma fé que se relacione com a vida, e que promova a defesa dos direitos inalienáveis do ser humano, participando e incentivando a construção permanente de uma sociedade mais justa e harmônica.
Campo de Atuação do Profissional
Após a conclusão de sua graduação, o Bacharel em Teologia estará apto para atuar em:
Igrejas e Comunidades Religiosas - Exercendo liderança como pastor/a efetivo/a ou auxiliando a comunidade em uma área específica do ministério pastoral
Hospitais -Atuando no serviço de capelania ou simplesmente auxiliando através aconselhamento pastoral dirigido aos enfermos
Escolas - Assessorando a instituição na área da assistência religiosa, nos comitês de Ética em Pesquisa e de Meio Ambiente e no ensino religioso
Universidades - Atuando na área da assistência religiosa através do aconselhamento pastoral e nos comitês de Pesquisa e de Bioética
Empresas - Assessorando a área de ética e na área da assistência religiosa
Instituições de Ensino Teológico – Atuando através dos serviços de capelania, no aconselhamento pastoral e nos programas de mentoria.
Serviço de Capelania - Nas áreas militar, hospitalar e prisional.
Serviço de apoio em situações de crise e catástrofes sociais – Integrando equipes de apoio estratégico e de solidariedade.